Skip to main content

As mudanças de ciclos têm o poder de nos levar a refletir sobre a jornada que se encerra e nos convida a refletir sobre o que vem pela frente. O ideal é que essa reflexão seja diária. Assim temos a oportunidade de viver de forma intencional e realmente fazendo escolhas, ao invés de apenas seguirmos no piloto automático.

Hoje compartilho com vocês um modelo da Inteligência Positiva que favorece uma perspectiva positiva tanto em relação aos desafios quanto em relação às conquistas. Espera, mas perspectiva positiva em relação às conquistas? Mas elas já não são positivas? Interessante, não é? Podemos ter dificuldade de lidar, inclusive, com as conquistas.

Você realmente consegue identificar e celebrar todas as suas conquistas no ano que passou? E se reconhece, elas te trazem algum tipo de medo, autocobrança ou ansiedade? Fica mais claro agora como que também precisamos adotar uma perspectiva positiva em relação às conquistas?

Então vamos lá! Ao listar os desafios e conquistas vivenciados ao longo de 2023, reflita sobre cada uma das perspectivas abaixo:

  • O que você leva de conhecimento?
  • Como essa experiência te torna mais forte?
  • Como a conquista ou o desafio te inspiram?

Leve essa fórmula (mágica) com você: conhecimento, força e inspiração. Não apenas nessa virada de ano, mas para a vida! Se deparou com um desafio? Segue o roteiro das perguntas. Pode ser que na hora você não consiga ter clareza, mas, ao exercitar, você começa a enxergar a perspectiva positiva que mora tanto nos desafios quanto nas conquistas, e verdadeiramente se conectar com ela. É uma ginástica mental. Da mesma forma que você vai na academia para fortalecer o seu corpo, lembre-se também de fortalecer a sua mente!

Vou compartilhar um pouquinho do meu ano que passou. Com certeza foi cheio de desafios e também de conquistas, mas o que fica mesmo são os aprendizados.

Programa de Líderes da Gerando Falcões

Esse ano, com muita gratidão, encerrei o ciclo como mentora no Programa de Líderes da Gerando Falcões . Essa experiência me trouxe conhecimento sobre realidades muito diferentes da minha, me fortaleceu como mentora de líderes e me inspira a acreditar no nosso Brasil, ao ter contato com tantas pessoas dedicadas a causas tão essenciais.

MBA em Inovação

Concluí o MBA em Inovação na UFSCar, após 2 anos e meio mergulhada nesse universo. Foram muitas idas e vindas a São Paulo e escolhas importantes, ao abrir mão de estar com a minha família em vários momentos. Não tenho nem como explicar o (auto)conhecimento que levo dessa experiência, que ampliou a minha visão de mundo de uma forma muito especial. Saio mais forte para lidar com as rápidas mudanças do mundo atual e saio muito inspirada a contribuir com a inovação, ajudando pessoas a inovarem a si mesmas. Fora essa galera maravilhosa da foto, que contribuiu para tudo ao mesmo tempo: me ensinaram, me fortaleceram e me inspiraram, com cada interação ao longo desse tempo.

Com minha turma incrível do MBA.

StartSe SVWC e Executive Program

Um dos eventos de Inovação que participei esse ano e que me marcou bastante foi organizado pela StartSe: o SVWC. Ele me proporcionou aprendizados de uma forma bastante inusitada, e que me levaram a participar também do Executive Program.

Essa experiência exigiu de mim tudo o que tento transmitir em termos de desenvolvimento humano, e o resultado de colocar o meu conhecimento em prática foi lindo de experimentar. Saio com um conhecimento ainda mais profundo de como a teoria se aplica na prática. Saio mais forte. Olho pra mim e penso: “Uau. Olha a sua jornada de desenvolvimento. Você consegue.”

E saio muito inspirada a passar o meu conhecimento adiante e ajudar outras pessoas a também construírem a partir dos seus desafios. Aproveito pra registrar minha gratidão à StartSe, que me permitiu viver para saber.

StartSe Executive Program.

Líder de Relacionamento com Associados da ICF-MG

Ao longo desse ano também atuei como Líder de Relacionamento com Associados da International Coaching Federation Brasil (ICF) do Núcleo MG, ao lado de outras pessoas incríveis dessa nova gestão. Foi uma função desafiadora, mas que também trouxe muito (auto)conhecimento sobre o exercício da liderança. Estar mais presente nas ações de desenvolvimento me fortaleceu como coach e me inspirou a seguir compartilhando os benefícios do coaching ético e profissional.

Na foto comigo estão meus parceiros, Lara Castro , Irene Rezende , Sofia Luchesi , Cláudia Sá Martins Moura , Adriana Matta Machado , Moacyr Castellani , Cristina Barreto , Isabella Bueno de Vasconcelos , Rosangela Pedrosa , Marcionila Cotta Dourado , Maria Carmem e Arthur Fonseca .

Evento Empoderando o Mundo através do Coaching.

ID Singular

Quase fechando o ano, ainda tive a oportunidade de me juntar à ID Singular . Essa parceria me trouxe desafios, frio na barriga e muito estudo. Sem dúvidas deixou a minha bagagem de conhecimento, força e inspiração ainda mais preparada para encerrar esse ciclo com muita gratidão por todos os aprendizados, conquistas e desafios encontrados ao longo de 2023.

Reunião com a turma da ID Singular.

Que venha 2024!

À medida que nos despedimos de 2023, repleto de desafios superados e conquistas celebradas, olho para o horizonte de 2024 com entusiasmo, determinação e muita leveza. Espero que este novo ano seja marcado por oportunidades de crescimento, parcerias inspiradoras e entregas que realmente façam a diferença na vida de pessoas, nas organizações e no mundo.

Percebo que 2023 foi tão rico justamente por conta dos ambientes em que estava e das pessoas que me cerquei – ambos muito inspiradores e conectados com um mundo melhor. Agora, planejo aplicar as valiosas lições de 2023, transformando cada desafio em uma chance de evolução e cada conquista em combustível para novas aspirações.

Estou ansiosa para os capítulos que ainda estão por vir e para as surpresas que 2024 nos reserva. Vamos evoluir juntos em nossas jornadas pessoais e profissionais?

Tatiana Trivellato

O que o mundo está perdendo quando você não revela o seu potencial? Contribuo pra que pessoas se transformem, potencializem a sua essência, e tenham maior clareza das suas escolhas – encontrando possibilidades onde antes não era possível. Essas transformações possuem um efeito sistêmico, com mudanças no ambiente onde vivem, equipes, empresas, e no mundo.