Skip to main content

Se você é uma pessoa que já busca seu desenvolvimento profissional, provavelmente já ouviu falar sobre as diferentes mentalidades que podem influenciar o seu progresso.

A mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento são dois conceitos fundamentais que podem moldar a forma como encaramos desafios, lidamos com obstáculos e buscamos o sucesso.

Se você ainda não conhece esses conceitos, vou apresentá-los melhor agora. Caso já conheça, espero que esse artigo lhe traga mais alguns insights sobre a importância de expandir a mente para o crescimento profissional.

Mentalidade Fixa x Mentalidade de Crescimento

Ter uma mentalidade fixa significa que você acredita que suas qualidades e habilidades são imutáveis. Uma pessoa com essa visão tende a pensar que nasceu com uma quantidade limitada de talento, inteligência e capacidade, e não vê possibilidades reais de melhoria.

Ela tem medo do fracasso, evita desafios complexos e se sente desmotivada diante das adversidades.

Os resultados dessa atitude não são muito positivos, como a sensação de estagnação profissional, falta de inovação, dificuldade em lidar com mudanças e um menor senso de autoeficácia.

Por outro lado, ter uma mentalidade de crescimento significa acreditar no potencial ilimitado para aprender, crescer e se desenvolver.

Pessoas com essa visão entendem que suas habilidades podem ser cultivadas por meio do esforço, da dedicação e da perseverança.

Elas veem os erros como oportunidades de aprendizado, abraçam desafios como oportunidades de crescimento e estão sempre dispostas a buscar novos conhecimentos.

Na verdade, o termo ‘Mentalidade de Crescimento’ surgiu justamente em um contexto educacional, como explicação do “motivo dos fracassos das crianças inteligentes frente às dificuldades, apesar das suas capacidades reais” ¹.

A explicação seria de que o sucesso do estudante estaria muito mais relacionado à postura de como ele encara o desafio, e não da sua capacidade intelectual. Era mais sobre como cada um idealiza a própria capacidade, do que ela em si.

Tati, por que isso é importante?

A transição entre esses dois tipos de mentalidade pode fazer toda a diferença na vida profissional.

Profissionais com a mentalidade de crescimento, também chamada de growth mindset, tendem a ser mais resilientes, estão sempre em busca de maneiras de melhorar suas habilidades e têm maior probabilidade de alcançar sucesso (de acordo com suas próprias definições, é claro) a longo prazo.

Isso não porque eles têm mais habilidades técnicas, mas porque possuem uma perspectiva diferente. Ao acreditar que possuem a capacidade necessária, essas pessoas vão atrás de se aperfeiçoar e aproveitam grande parte das oportunidades que recebem.

A mentalidade delas influencia totalmente o modo como enxergam o mundo e cada situação corporativa.

Ao contrário disso, aquelas pessoas que ficam presas em uma mentalidade fixa têm dificuldade em se adaptar a novas situações ou aprender coisas novas. Elas podem sentir-se estagnadas em suas carreiras e perder oportunidades valiosas por não estarem abertos ao crescimento.

O medo, ou desânimo, são tão grandes que chegam a ser paralisantes.

Certa vez, atendi uma cliente que se sentia estagnada em sua vida profissional. Essa pessoa não sabia o que fazer, qual decisão tomar ou quais deveriam ser seus próximos passos. Por conta disso, ainda com uma mentalidade fixa, ela optava por não fazer nada.

A complexidade daquele desafio parecia tão grande que, para ela, era um risco enorme a ser corrido. A possibilidade de fracassar era uma preocupação constante, que a impedia de fazer qualquer coisa.

Você já se sentiu assim ou de forma parecida? Essa é uma situação bem comum, até mesmo fora do âmbito corporativo.

Em nossas sessões, aos poucos, contribui para que essa pessoa tentasse adotar outra visão sobre aquela situação. Olhar sob uma perspectiva de que aquela era uma oportunidade de aprendizado e de criar algo novo.

É fácil falar, mas mudar uma mentalidade que, muitas vezes, vem de anos, é muito complexo. Exige muita dedicação e o uso das ferramentas e técnicas certas, mas é possível.

Como chegar lá?

Como mencionei, existem ferramentas e técnicas para que isso seja possível. No meu caso, atuo principalmente com o coaching executivo e mentorias.

Gosto dessas abordagens porque elas agem como facilitadoras do protagonismo. Apesar da orientação profissional, é o cliente que detém o poder de transformação em suas mãos. A experiência toda já é um aprendizado por si só.

O coaching e a mentoria contribuem para identificar e superar crenças limitantes e cultivar uma mentalidade de crescimento. O processo permite que a pessoa desenvolva as habilidades necessárias para se adaptar às mudanças constantes do mercado e a enfrentar seus desafios.

Isso ainda ajuda, é claro, a aumentar a autoconfiança, autoconhecimento, fortalecer habilidades interpessoais e construir melhores relacionamentos.

Existem outras ferramentas que podem ajudar você, mas, caso você não saiba nem por onde começar, fica aqui a minha sugestão de saber mais sobre o coaching executivo e a mentoria, com todos os benefícios que esses métodos oferecem.

Resumindo…

Acredito muito que a importância da mentalidade de crescimento no desenvolvimento profissional não pode ser subestimada. Ela é fundamental para que a gente saía de um estado de estagnação e frustração, e passe a explorar nosso potencial mais profundamente.

Entender que o seu sucesso depende muito mais de como você olha para ele, do que qualquer fator externo ou habilidade técnica, é importante para assumir uma perspectiva de protagonista da própria carreira.

E, ao invés de se culpar caso se identifique com a Mentalidade Fixa, enxergue como uma oportunidade de já começar a agir diferente. Vamos juntos e juntas expandir a sua visão?

¹O que é ‘mentalidade de crescimento’ e por que empregadores a valorizam cada vez mais | BBC

Tatiana Trivellato

O que o mundo está perdendo quando você não revela o seu potencial? Contribuo pra que pessoas se transformem, potencializem a sua essência, e tenham maior clareza das suas escolhas – encontrando possibilidades onde antes não era possível. Essas transformações possuem um efeito sistêmico, com mudanças no ambiente onde vivem, equipes, empresas, e no mundo.

Leave a Reply