Na perspectiva da Inteligência Positiva, a definição de produtividade é a seguinte: a otimização do uso da sua energia mental e emocional para atingir o objetivo desejado.
É por isso que especialistas estão sempre falando que produtividade não está relacionada à quantidade de horas que você trabalha, mas sim como você trabalha.
Ser produtivo(a) não significa terminar o dia exausto(a), bem pelo contrário: é saber gerenciar tão bem os esforços que, depois do trabalho, você não se sinta completamente drenado(a).
Quero explicar para você um pouco mais sobre como colocar isso em prática.
Produtividade e Sabotadores
Como você usa energia, ou seja, a sua produtividade, está relacionada ao controle que os seus Sabotadores exercem sobre você (se você é novo por aqui, sugiro que clique aqui para ler esse artigo para entender melhor).
Isso porque, se você está sob influência deles, é bem provável que você esteja colocando o seu tempo e esforço em coisas que não necessariamente vão trazer algum resultado para você.
Se você é dominado(a) pelo Crítico, por exemplo, é possível que esteja direcionando seu foco para criticar a si próprio(a) enquanto realiza um trabalho, ao invés de efetivamente construí-lo.
Por isso, é fundamental identificar a atuação de seus Sabotadores e tentar reduzi-la, mudando para a perspectiva da Sabedoria.
Além disso, mais duas dicas vão ajudar você a melhorar a produtividade:
01. Se possível, delegue as atividades que mais drenam a sua energia ou que não trazem grandes impactos para a empresa.
02. Reveja a forma como você aloca tempo e esforço em diferentes tarefas, criando uma agenda mais equilibrada.
Para esses dois, existe uma ferramenta muito útil que pode usar.
Matriz de Energia e Impacto
Você provavelmente já ouviu falar da Matriz de Esforço e Impacto. Na perspectiva da IP, na verdade, nós a chamamos de Matriz de Energia e Impacto.
Isso porque, conforme mencionei no começo, a produtividade está relacionada ao uso da sua energia. Então o objetivo da matriz é encontrar as atividades que fazem você se sentir energizado(a) e aquelas que te drenam.

Para usar, você deve preencher cada quadrante da matriz, listando suas tarefas segundo os critérios:
Baixo esforço e alto impacto: as ‘tarefas de ouro’, as primeiras a serem realizadas. Aqui, é onde o seu trabalho mais rende.
Alto esforço e alto impacto: atividades que demandam mais planejamento, mas são necessárias, pois trazem bons resultados.
Baixo esforço e baixo impacto: tarefas pequenas e rápidas, mas que não geram resultados.
Alto esforço e baixo impacto: atividades que você deve evitar, por demandarem muito e oferecerem pouco retorno.
As tarefas de baixo esforço ajudam você a recarregar suas energias, enquanto as de maior esforço podem fazer com que você se sinta drenado. Porém, o impacto que elas trazem também deve ser considerado.
É importante que você analise tudo isso ao montar sua lista de tarefas. Colocar várias atividades de alto esforço no mesmo dia vai fazer com que você seja pouco produtivo(a), pois irá exigir muita energia mental e emocional.
Mas, se você delegar algumas atividades ou intercalar com as atividades de menor esforço, sua agenda ficará mais equilibrada, concorda?
E não se esqueça de ficar de olho na atuação dos Sabotadores, ok? Caso contrário, eles continuarão consumindo a sua energia, concentração e bem-estar.
Espero que esse artigo seja útil para você! Se precisar de qualquer apoio na construção da sua Matriz e na identificação dos seus Sabotadores, me mande uma mensagem. Será um prazer ajudar você!