Quando estamos ocupados com a carreira e o trabalho, é fácil ser levado pelo ritmo acelerado, pelas metas ambiciosas e a pressão de sempre estar um passo à frente. Para pessoas empreendedoras, isso é ainda mais recorrente. A vontade e a garra de viver nosso propósito são tão grandes, que não medimos esforços para alcançá-lo. Você provavelmente se identifica com isso, não é?
Porém, nessa jornada, é fácil acreditar no mito de que somente a dedicação é o suficiente. De que o trabalho duro é o único fator determinante para o sucesso. Mas a verdade é que todo esse esforço, sem nenhum tipo de preparo mental, muitas vezes acaba tendo o efeito contrário.
E o que é Preparo Mental?
Você já agiu com base em um sentimento e se arrependeu depois? Já imaginou que, se conseguisse controlar melhor a sua capacidade de reação aos acontecimentos, isso poderia não ter acontecido?
O Preparo Mental (nesse caso, voltado para o trabalho) existe para isso. Ele representa um conjunto de habilidades e percepções desenvolvidas com o apoio de um profissional, visando aumentar a Boa Forma Mental de uma pessoa para enfrentar situações desafiadoras no mercado de trabalho.
É um processo de desenvolvimento profissional, que também reflete no pessoal, e ajuda a pessoa a potencializar habilidades como a resiliência, clareza, foco, capacidade de enfrentar desafios e resolver problemas, entre outras – resultando em maior produtividade, melhores relacionamentos interpessoais e maior bem-estar.
A pessoa desenvolve uma grande percepção sobre seus pensamentos, comportamentos e sentimentos, permitindo maior controle e autonomia sobre o que fazer com eles. Ela aprende a não ser dominada, a não reagir aos desafios, mas a analisar a situação e a responder a eles com clareza.
Por meio disso, a pessoa se conecta verdadeiramente com suas ações e intenções, fazendo com que ela construa resultados significativos e viva seu propósito profissional.
Trabalhando com propósito de forma equilibrada
O grande objetivo de buscar (e executar) propósito, seja ele qual for, provavelmente está ligado a viver uma vida gratificante e intencional, sabendo que você está alinhado(a) com seus valores e aspirações pessoais.
Para que você possa viver isso de forma plena, um preparo mental sólido é o que ajuda a enfrentar os desafios e as incertezas que inevitavelmente surgem ao longo do caminho, desenvolvendo habilidades como a resiliência para superar obstáculos, e formas de manter a clareza em momentos de alta pressão.
E como podemos começar a colocar em prática essa mentalidade equilibrada, que nos permite crescer de maneira saudável e manter nosso propósito?
Como se preparar mentalmente para o trabalho?
01. Autopercepção
O primeiro passo não poderia ser outro que não a autopercepção, ou seja, identificar que a sua mente está sofrendo, ou não está preparada para lidar com situações desafiadoras do mercado de trabalho. Reconhecer as próprias limitações e entender que são necessárias técnicas e ferramentas para se preparar melhor.
Esse passo pode acontecer em diversos momentos – mas, infelizmente, em muitos casos ele surge apenas quando a pessoa já está em um momento complicado, como o burnout.
Mas, se você está lendo isso e ainda não chegou a esse ponto, eu convido você a tomar uma decisão diferente agora, a decisão de buscar algo que irá ajudá-lo(a) a longo prazo. Somente você pode dar esse primeiro passo.
02. Descobrindo as técnicas e ferramentas
Existem diversas técnicas e ferramentas, parte do chamado Mental Fitness (o que pode ser traduzido como Boa Forma mental) que ajudam as pessoas a se prepararem melhor para o trabalho.
Por meio delas, a pessoa aprende a desenvolver e praticar hábitos melhores, ter maior controle e clareza sobre o que fazer a partir de seus pensamentos e a mudar seu mindset, para uma mentalidade de crescimento, abundância e automotivação.
Assim como o corpo, é possível treinar a mente para aprender determinados comportamentos e perspectivas, o que ajuda a enfrentar desafios, a conquistar novos objetivos e, principalmente, a viver plenamente o propósito.
03. Entendendo o processo
Apesar de estarmos nos tornando cada vez mais imediatistas, a verdade é que o desenvolvimento pessoal e profissional leva tempo. Aprender novos hábitos, comportamentos e perspectivas não é fácil, rápido ou definitivo, mas um processo constante.
Preparar-se mentalmente para enfrentar os desafios é uma jornada contínua, assim como viver um propósito: não é algo que acontece do dia para a noite e fim da história.
Por isso, compreender que é sobre o processo, e não sobre a linha de chegada, é o que permite estar preparado(a) para uma vida profissional equilibrada e com propósito.
Se você está procurando alcançar um crescimento sustentável em sua carreira e viver uma vida com propósito, o preparo mental é a chave para encontrar esse equilíbrio. Entender, cultivar e se fortalecer mentalmente será um investimento extremamente valioso para o seu percurso profissional e pessoal!