Você já se sentiu como se houvessem duas vozes em sua cabeça, cada uma tentando determinar o que fazer diante das situações?
Isso acontece porque você tem mesmo. Não duas vozes, literalmente. Mas, a partir da perspectiva da Inteligência Positiva, podemos dizer que nossos pensamentos e atitudes são divididos entre aqueles motivados pelos seus Sabotadores e aqueles motivados pela sua Sabedoria.
Os Sabotadores de uma pessoa representam padrões mentais e comportamentais invisíveis, que surgem a partir de uma situação percebida como uma ameaça — que coloca algo importante em risco. A intenção é de nos proteger, mas ao fechar o nosso foco e assumir um modo “luta ou fuga” reduz as nossas possibilidades de ação, limitando a nossa visão e a capacidade de adotar outras perspectivas.
A Sabedoria, por outro lado, é a responsável pelo discernimento e pelo conhecimento. É o que motiva a pessoa a ampliar o foco e encontrar a melhor forma de agir em cada situação, que seja benéfica para ela, para as outras pessoas e para o contexto.
Cada um deles, porém, fica em áreas diferentes do cérebro. A boa notícia é que a área do cérebro que nos ajuda a sair do modo ameaça pode ser treinada, assim como uma rotina de academia para fortalecer os nossos músculos do corpo. Shirzad Chamine, criador da Inteligência Positiva, disse em seu livro:
“[…] sua guerra interna entre seus Sabotadores e seu Sábio costuma estar ligada a uma guerra pelo domínio das diferentes partes do seu cérebro.”
Isso nos abre a incrível possibilidade de treinarmos a nossa mente para potencializar a área responsável pela Sabedoria.
Sabotadores x Sábio
No meu Instagram, fiz uma série de publicações falando sobre cada um dos 10 Sabotadores apresentados por Chamine. Cada um tem suas características e impactos em uma pessoa, mas confrontar os pensamentos e atitudes que eles têm na nossa vida pode ser desafiador.
No entanto, ter consciência dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos é a única coisa que nos permite transformá-los. Conhecer seus Sabotadores dá a você a possibilidade de gerenciá-los e buscar novas possibilidades.
E existe uma Sabedoria dentro de você, esperando para que você a desenvolva. Essa é “a parte que pode se elevar acima da confusão e não permitir se deixar levar pelo drama e pela tensão do momento, e nem ser vítima das mentiras dos Sabotadores.”
A Sabedoria tem o poder de realmente transformar suas perspectivas e melhorar sua vida em diversos aspectos — desde a produtividade no trabalho até os relacionamentos e o bem-estar.
Os poderes da Sabedoria
De acordo com a Inteligência Positiva, a Sabedoria possui cinco grandes poderes, que contribuem para que uma pessoa enfrente qualquer situação.
Esses cinco poderes são:
- Empatia
A Empatia precisa ser praticada consigo e com os outros — e quanto mais empáticos somos com nós mesmos, mais somos também com as outras pessoas.
A maioria de nós tem um Sabotador muito forte chamado de Crítico. Essa é aquela voz que sempre busca encontrar um culpado — seja um terceiro ou você mesmo. Quando praticamos a Empatia, ela age como um antídoto contra o Crítico.
“A empatia recarrega baterias e renova a vitalidade que é sugada pela violência do Crítico contra nós mesmos. Ela trata dos ferimentos do guerreiro antes de mandá-lo para outra briga.”
- Exploração
Ao longo da vida, o ser humano acaba perdendo aquela curiosidade genuína que sentimos quando criança, época em que queremos descobrir tudo que pudermos. Conforme nos tornamos adultos, o desconhecido começa a dar medo e a gerar incerteza.
Quantas vezes você já deixou de explorar uma possibilidade, por medo de dar errado? Ou tirou conclusões precipitadas em uma situação, sem conhecer todas as suas particularidades, por medo do que iria descobrir?
“[…] não permitimos que o modo exploração aconteça puramente como um passo distinto. Costumamos estar ocupados demais tentando prever o passo seguinte ou fazendo manobras para ganhar uma discussão […].”
- Inovação
O medo de explorar, que falei anteriormente, também prejudica a nossa capacidade de inovar, de criar. Você tem buscado novos caminhos? A nossa mente gosta de buscar os mesmos caminhos de sempre com a intenção de nos manter em um lugar seguro, onde sentimos que estamos em “terra firme”.
No entanto, muitas vezes, se não nos lançarmos em “águas desconhecidas” não seremos capazes de encontrar soluções que a “terra firme” não é mais capaz de nos proporcionar.
O novo é necessário para todos nós. Conhecer métodos que ajudam a nossa mente a desbloquear esses novos caminhos torna a jornada mais leve e produtiva.
“O poder de inovar é necessário quando o modo antigo de abordar uma situação ou os modos mais óbvios de lidar com ela não são suficientes.”
- Navegação
Encontrar seu caminho também exige uma Navegação para descobrir qual é a direção que melhor representa nossos valores e propósitos. Shirzad Chamine disse:
“[…] muitas pessoas acham que a resposta da vida vai surgir um dia com trombetas e fogos de artifício. Elas se sentem empacadas porque não têm clareza completa de seu propósito na vida e nem do que tornaria suas vidas mais felizes ou importantes. Sugiro que elas consultem a bússola de navegação da Sabedoria para dar cada pequeno passo, sabendo que esses passos vão, alguma hora, levá-los a um lugar muito importante.”
- Ação decisiva
Acreditar que a Sabedoria nos levará a enxergar as coisas sob uma nova perspectiva pode ser desafiador, desde o receio pelo esforço necessário para mudar um comportamento até o medo de cair na passividade e na falta de ambição (no caso de muitas vezes precisarmos desacelerar, por exemplo).
Mas não é bem isso. A Sabedoria nos dá a confiança para tomar decisões melhores, ao invés de agir com base nas mentiras contadas pelos nossos Sabotadores e nos sentimentos que provocam — como medo e necessidade de aprovação.
“O poder de Ativar da Sabedoria leva você à ação pura, na qual todas as suas energias mentais e emocionais estão direcionadas com mira laser para a ação e não são distraídas pelos Sabotadores.”
Existem inúmeras possibilidades dentro de você, conduzidas pela sua Sabedoria, que podem mudar você, sua relação com os outros e com a vida, e estão apenas esperando para que você dê o primeiro passo.