“A maneira como estamos solucionando problemas é o problema.”
Essa frase é de um dos vídeos de apresentação dos ODIs, Objetivos de Desenvolvimento Internos (IDGs, em inglês, Inner Development Goals).
Você provavelmente já ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, certo? Um conjunto de metas globais pela erradicação da pobreza, combate à crise climática, promoção da educação, direitos humanos e outras ações.
Bom, os ODIs foram criados por um grupo de especialistas que, em determinado momento, perceberam que a humanidade ainda estava muito longe de atingir esses objetivos. Eles notaram que seria impossível resolver esses problemas usando a mesma mentalidade e os mesmos comportamentos que os criaram.
O lado bom é que, ao mesmo tempo, esse grupo também identificou qual seria a chave para o avanço no desenvolvimento global: o desenvolvimento pessoal interno.
Desenvolvimento Pessoal para o Desenvolvimento Global
O Desenvolvimento Pessoal é um processo que empodera as pessoas, que faz com que elas percebam o tamanho de seu potencial e influência — tanto em um nível organizacional, quanto em um nível global.
Todo processo de inovação depende das pessoas envolvidas, assim, corremos o risco de caminhar e chegar nos velhos lugares conhecidos de sempre. Quando falamos de desafios globais como pobreza, fome, desemprego e acesso a água limpa e saneamento, temos uma sensação de que estamos a passos muito lentos, diante de tanto recurso e tecnologia disponíveis. Por isso, para alcançarmos um resultado diferente, precisamos mudar a nossa forma de lidar com esses desafios.
E, a melhor parte, é que a transformação interna é algo que está acessível para todos(as) nós.
Objetivos de Desenvolvimento Interno (ODIs)
Se você ainda está um pouco perdido com os ODIs, deixo aqui um pequeno resumo sobre essa iniciativa.
O projeto foi criado com o apoio de universidades, pesquisadores, organizações e várias outras pessoas e instituições, com o objetivo de pesquisar e promover o desenvolvimento das habilidades que podem nos ajudar a viver uma vida mais sustentável e com propósito.
Segundo a própria organização, “é o maior acelerador possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e criar um futuro próspero para toda a humanidade”.
Ele é composto por um framework que inclui 5 dimensões e 23 habilidades, cruciais para o desenvolvimento de pessoas, principalmente de líderes ligados aos ODSs. São elas:
- SER: relacionamento consigo próprio
Uma dimensão sobre olhar para dentro e entender os próprios sentimentos e pensamentos, como forma de se tornar uma pessoa menos reativa, mais presente e mais consciente, especialmente em situações desafiadoras. As habilidades dessa dimensão são:
- Bússola interna;
- Integridade e autenticidade;
- Abertura e mentalidade de aprendiz;
- Autoconsciência;
- Presença.
- PENSAR: habilidades cognitivas
A importância de expandir suas habilidades cognitivas para ampliar suas perspectivas e tomar decisões mais sábias. Habilidades:
- Pensamento crítico;
- Consciência da complexidade;
- Habilidades de perspectiva;
- Dar sentido;
- Visão de longo prazo.
- RELACIONAR: cuidando dos outros e do mundo
Essa dimensão é sobre a preocupação com as outras pessoas, com os animais e com o planeta, visando criar soluções mais sustentáveis e benéficas para todos. As habilidades são:
- Apreciação;
- Conexão;
- Humildade;
- Empatia e compaixão.
- COLABORAR: habilidades sociais
A importância do desenvolvimento da comunicação e de relacionamentos, como forma de ocupar novos espaços, promover discussões saudáveis e produtivas, e dialogar com pessoas de diferentes valores e competências. Habilidades necessárias:
- Comunicação;
- Cocriação;
- Mentalidade inclusiva e competência multicultural;
- Confiança;
- Habilidades de mobilização.
- AGIR: conduzindo mudanças
Qualidades como a coragem e o otimismo para propor novas soluções, inovar, e quebrar os padrões tradicionais. Habilidades para desenvolver:
- Coragem;
- Criatividade;
- Otimismo;
- Perseverança.
E você, já começou?
Se esse assunto fez tanto sentido para você quanto fez para mim, te convido a continuar acompanhando seus desdobramentos e, principalmente, a fazer uma reflexão sobre o quanto você tem investido no desenvolvimento de cada uma dessas habilidades internas.
Como mencionei no começo desse texto, a maneira como tentamos resolver nossos problemas é o verdadeiro problema: sempre da mesma forma, com os mesmos comportamentos e a mesma mentalidade.
Investir no desenvolvimento dessas habilidades, no seu Desenvolvimento Pessoal, é a verdadeira chave para atingir resultados mais duradouros e transformadores — na sua vida, carreira e no mundo.
Antes de finalizar, aproveito para compartilhar essa frase que encontrei enquanto pesquisava sobre os ODIs e que, para mim, resume bem tudo isso: fortalecer o poder do indivíduo para reverberar no coletivo¹.
Vamos juntos e juntas nessa jornada?