Para Nick Baldwin, inovar é explorar, com sucesso, novas ideias. Mas o que a inovação realmente traz de benefícios? Por que incorporá-la à cultura organizacional e torná-la uma característica do time? E como fazer isso?
Por que investir em inovação?
Em 2017, o Brasil era apenas o 69º país em termos de inovação. Em 2022, 5 anos depois, já estava na 54ª posição¹. Isso mostra que o nosso senso de importância frente à inovação aumentou, mas ainda há um longo caminho pela frente.
A inovação, quando tratada como um pilar da organização, gera benefícios tanto mercadológicos e comerciais, quanto para a cultura e para o time.
Isso porque ela faz com que as empresas se mantenham em movimento, relevantes e competitivas, assim como incentiva a criatividade e a colaboração entre a equipe e outros agentes.
Pensando em pessoas, por exemplo, um levantamento da Gallup² afirmou que 78% dos funcionários têm a oportunidade de trabalhar em projetos inovadores como um fator importante para sua satisfação na empresa.
Em um cenário como o nosso, com tantas mudanças acontecendo de todos os lados, ter uma cultura de inovação é essencial. Mas “inovação” é uma palavra muito ampla, e isso faz com que alguns times tenham dificuldade em identificar por onde começar ou em como incluí-la em seu DNA.
A inovação aberta, ou Open Innovation, representa uma forma de fazer isso.
O que é Open Innovation?
A inovação aberta, ou Open Innovation, é uma abordagem baseada na colaboração entre diferentes partes, como universidades, centros de pesquisa, empresas ou com o público, mas sempre com o intuito de obter novas ideias e soluções.
Isso acontece a partir da troca de conhecimento e recursos entre eles. O objetivo é aprimorar, principalmente, os processos de Pesquisa e Desenvolvimento, trazendo novas soluções que se adaptem às necessidades do mercado.
Dentro da inovação aberta, as pesquisas podem acontecer das seguintes formas:
– Na própria organização, com base no comportamento dos clientes;
– A partir de fontes externas, como estudos de instituições renomadas ou especializadas;
– Ou estudando setores específicos e seus hábitos.
Com base nisso, a inovação aberta pode assumir vários formatos, como programas de incubação, pesquisas em colaboração, compartilhamento de dados e outros.
Como a Inovação Aberta gera times de alta performance?
Mas o que a inovação aberta tem a ver com times de alta performance?
Para a inovação aberta acontecer, ela deve estar inserida em um contexto que permita isso.
Ou seja, em uma cultura organizacional que tenha a inovação e a criatividade não só como pilares, mas que invista no desenvolvimento e aceleração dessa área.
E, ao mesmo tempo, times com a inovação como característica geralmente possuem uma mentalidade diferenciada, uma mentalidade de crescimento, ou growth mindset, e de melhoria contínua.
São pessoas que se colocam como protagonistas, no centro das situações, como responsáveis por seus desdobramentos e soluções. E a inovação faz parte desse contexto.
Além disso, a inovação faz com que esse time se desenvolva e cresça cada vez mais, criando um ciclo de inovação, que gera desempenhos expressivos, que motivam mais inovação, e assim por diante.
Por onde começar?
Muitas empresas ainda não possuem uma percepção de valor sobre a inovação ou não sabem por onde começar a investir — o que é até esperado, de certa forma, já que o Brasil investe bem menos em inovação do que outros países.
Existem diversas formas de incorporá-la à realidade da empresa, mas o que mais recomendo é: comece pelas pessoas. São as pessoas que irão colaborar entre si, que irão realizar as pesquisas e que irão, de fato, construir uma organização mais inovadora.
Garanta também que a cultura, o ambiente em que elas estão inseridas, esteja preparada para receber essa mudança — e todas as transformações que irão ocorrer a partir delas.
A inovação, apesar de ser uma característica quase que natural para algumas pessoas, geralmente não acontece de forma espontânea, por isso precisa de investimento e dedicação.
Se quiser saber mais como desenvolver uma cultura de inovação e mentalidade de crescimento e alta performance no seu time e na sua organização, entre em contato comigo e saiba como posso te ajudar.