Iniciar uma jornada em direção aos objetivos profissionais é um grande desafio, uma busca por se tornar referência na área, conquistar novos patamares e, quem sabe, até assumir cargos de liderança.
Essa vontade de evoluir profissionalmente é compartilhada por muitas pessoas. Provavelmente por você também, certo?
Mas alcançar esses objetivos vai muito além de um simples desejo. Na verdade, é preciso se comprometer com um desenvolvimento contínuo, com o aprimoramento de diversas habilidades, e um profundo processo de autoconhecimento.
Não existe uma fórmula mágica, é claro, mas posso afirmar que investir no desenvolvimento das suas habilidades interpessoais (soft skills) é uma das chaves para chegar lá (onde quer que o seu “lá” seja).
Habilidades Interpessoais são mesmo importantes?
Considerando o avanço da Inteligência Artificial, em especial no último ano, fica claro que a relevância das habilidades técnicas tem diminuído, concorda?
Cada vez mais, as máquinas têm se mostrado capazes de executar esse trabalho assim como nós (apesar de ainda precisarem de supervisão).
É aí que se destacam as competências que, pelo menos por enquanto, não podem ser substituídas, em especial em relacionamentos interpessoais.
Capacidades como resolução de conflitos, empatia, comunicação assertiva e escuta ativa são habilidades extremamente importantes, geralmente utilizadas para resolver questões extremamente subjetivas, algo que as IAs ainda não compreendem totalmente.
Outro ponto que não posso deixar de destacar é como as soft skills contribuem para lidar com o cenário atual. Elas permitem que você não apenas enfrente, mas se destaque em um mundo que é cada vez mais volátil, plural, imediatista e tecnológico.
As habilidades técnicas, infelizmente, não te preparam o suficiente para enfrentar tudo isso. Entretanto, ao aprimorar sua capacidade de adaptar, aprender e ter uma visão sistêmica, por exemplo, você irá prosperar nesse contexto.
Já pensou em como a falta de alguma dessas habilidades pode estar impedindo que você demonstre todo o seu potencial?
E isso não é relevante somente para você
Algo muito interessante é que o impacto do desenvolvimento de soft skills é tão grande que ultrapassa os níveis individuais.
De acordo com o relatório Global Trends Report, do LinkedIn, “as habilidades interpessoais já são consideradas tão ou mais importantes que as demais (hard skills) por 92% dos recrutadores’’.
Isso porque as soft skills são fundamentais não só para nós, enquanto profissionais, mas também para as organizações. Elas são fundamentais para a construção de boas dinâmicas organizacionais.
Profissionais com boas habilidades de liderança e comunicação, por exemplo, influenciam aqueles que estão seu redor e, consequentemente, a cultura da empresa.
Além disso, também contribuem de maneira mais eficaz e positiva para a organização de modo geral. Pessoas que aprimoraram sua habilidade de criar e inovar são uma evidência disso: o valor que suas ideias agregam para a empresa é imensurável.
Isso sem contar o impacto no mundo. No mundo, Tati? Pois é.
Já ouviu a famosa frase “são as pessoas que mudam o mundo”? Então. Ao desenvolver essas competências, o impacto vai muito além do trabalho, ele fica nítido em toda a vida da pessoa.
Afinal, não existe uma chave no cérebro que coloca determinadas habilidades em uso somente no trabalho, concorda? Portanto, todo crescimento pessoal, mesmo que direcionado ao trabalho, tem impacto no mundo.
Essa, inclusive, é a premissa dos Objetivos de Desenvolvimento Interno (ODIs, ou IDGs, em inglês, Inner Development Goals), que acreditam na promoção do desenvolvimento de habilidades interpessoais para atingir a transformação global.
Para concluir
O meu objetivo com esse conteúdo era mostrar para você como as soft skills não são apenas um assunto de LinkedIn ou “papo de coach”.
Elas são mesmo relevantes para alcançar objetivos profissionais, organizacionais e mundiais – e não sou só eu que estou dizendo.
Espero que tenha feito sentido por aí. Se sim, me conta nos comentários? Se não, me conte nos comentários também. Vamos conversar sobre esse assunto que é tão importante.
E se você quiser saber mais sobre o meu trabalho como Mentora para o Desenvolvimento de Soft Skills, clique aqui para saber mais!