Skip to main content

A maioria de nós, sim, mesmo que em diferentes níveis e por diferentes motivos. A perspectiva da Inteligência Positiva sobre isso é de que, quando nos sentimos desconfortáveis ou ameaçados, nossa mente pode tomar atitudes para lidar com esses sentimentos, que nem sempre são boas para nós.

Ou seja, o cérebro pode ser um aliado ou um inimigo.

Por exemplo: se você está inseguro(a) com os resultados que está entregando no trabalho e decide trabalhar com maior foco, dedicação e conversar com colegas a respeito, essa é uma situação em que sua mente agiu como uma amiga. Mas, por outro lado, se esse contexto leva você a trabalhar 12 horas por dia, todos os dias da semana, sem descanso, isso é preocupante e pode levar a consequências ainda mais severas, ou seja, a mente se comporta quase que como uma inimiga.

A esses comportamentos e/ou pensamentos damos o nome de: Sabotadores.

Alguns desses Sabotadores, inclusive, podem ser identificados em comportamentos bem comuns no mercado de trabalho, como:

  • Dedicação excessiva ao trabalho, representado pelo Hiper-Realizador, que acredita que o seu valor está atrelado às suas entregas e resultados;
  • Perfeccionismo, representado pelo Insistente, que convence a pessoa de que ela precisa ser perfeita em tudo, ou perderá seu valor;
  • Ansiedade e autocobrança, por meio do Crítico, que é o Sabotador que nos leva a sermos excessivamente críticos, conosco e com os outros.

Mas um dos principais pilares da Inteligência Positiva é que, depois de identificar os seus Sabotadores e como eles estão te prejudicando, você precisa fortalecer os seus “músculos cerebrais”, por meio de exercícios de mental fitness. Afinal, assim como o corpo, a mente também pode ser exercitada para fortificar determinados hábitos, comportamentos e pensamentos.

A verdade é que, se agimos de determinada forma há tanto tempo, não vamos mudar da noite para o dia. Mas existem formas de gerenciá-los e superá-los, já que a maioria desses comportamentos é excessivamente prejudicial, podendo causar:

  • Atrito nos relacionamentos profissionais e pessoais;
  • Dificuldades em evoluir na carreira;
  • Ansiedade e estresse excessivos;
  • Exaustação e/ou burnout;

E vários outros problemas. Aqui no meu perfil sempre compartilho alguns exercícios e atividades que podem ser feitos para identificar e reduzir a atuação dos Sabotadores. Porém, só de você ser capaz de admitir e identificar a existência deles já é um grande passo.

Clique aqui para fazer o teste oficial dos Sabotadores e descobrir qual é o seu, e me conte o resultado aqui nos comentários!

Tatiana Trivellato

O que o mundo está perdendo quando você não revela o seu potencial? Contribuo pra que pessoas se transformem, potencializem a sua essência, e tenham maior clareza das suas escolhas – encontrando possibilidades onde antes não era possível. Essas transformações possuem um efeito sistêmico, com mudanças no ambiente onde vivem, equipes, empresas, e no mundo.