Em um ambiente tão competitivo quanto o corporativo, atingir o sucesso (de acordo com seu próprio conceito dele) pode ser desafiador. Existem muitos fatores envolvidos para isso, muitas vezes fora do nosso controle.
Mas, quando consideramos aquilo que está dentro das possibilidades, nós podemos nos tornar nossos próprios inimigos.
Você já notou que, em certos casos, você sabota seus próprios esforços?
Nesse contexto, o conceito da Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine, revela como nossa mente pode nos impulsionar ou nos atrasar na jornada, através de comportamentos inconscientes de autossabotagem: barreiras para o desenvolvimento profissional e inimigos invisíveis do sucesso.
O que diz a Inteligência Positiva?
O conceito de Inteligência Positiva foi desenvolvido por Shirzad Chamine, renomado professor de Stanford, coach e autor.
Ele baseia-se na perspectiva de que nossa mente possui duas vozes internas: o Sabotador e o Sábio. O Sabotador seria a voz negativa, responsável pelos comportamentos de autossabotagem, que nos impede de alcançar nosso potencial máximo, enquanto o Sábio é a voz positiva que nos guia para o desenvolvimento, sucesso e felicidade.
Isso fica muito claro quando enfrentamos situações desafiadoras. Algumas pessoas, nesses cenários, tendem a fugir da situação, enquanto outras a analisam de forma excessivamente crítica ou racional, ou colocam-se como vítimas.
Todos esses são comportamentos que prejudicam o enfrentamento do desafio e nos impedem de tomar decisões sábias, além de gerar atritos, frustrações e estresse. Você já pensou sobre isso?
Ou seja, os Sabotadores podem nos prender em padrões negativos, limitando nosso crescimento pessoal e profissional. Eles nos impedem de desenvolver habilidades importantes, como a resiliência, a criatividade e a capacidade de tomar decisões assertivas.
Entre alguns dos Sabotadores, temos:
· O Crítico: constantemente mergulhado em autocrítica e crítica aos outros, minando a autoconfiança e prejudicando relacionamentos e atividades profissionais.
· O Controlador: deseja controlar tudo e todos, criando um ambiente de rigidez e inflexibilidade que prejudica sua adaptabilidade.
· O Hiper-Racional: foca em uma análise excessiva, e exclusivamente racional das informações, levando à dificuldade de formar vínculos genuínos e ao sentimento de solidão.
· A Vítima: coloca-se no centro das situações como injustiçado(a), culpando os outros ou as circunstâncias externas, ao invés de buscar soluções.
· O Hiper-realizador: busca perfeição e sucesso a todo momento, e validação através do excesso de trabalho, gerando sobrecarga e prejudicando o próprio bem-estar.
Também existem outros, e eu sugiro que você clique aqui para fazer o teste e descobrir quais são os seus principais Sabotadores. Garanto que, no mínimo, o teste é muito esclarecedor.
Superando os Sabotadores
O segredo para gerenciar os Sabotadores, reduzindo sua atuação, e fortalecer o seu lado Sábio, está em identificar essas vozes internas. Quando as reconhecemos em ação, podemos tomar medidas para desativá-los e permitir que o Sábio assuma o controle.
Algumas técnicas para isso, que parecem clichês, mas são muito eficazes são:
· Autoconsciência: fique atento(a) aos seus pensamentos e emoções, e em quais deles surgem em momentos desafiadores, e quais atitudes ou comportamentos você assume a partir deles.
· Fortalecimento do Sábio Interior: cultive seu lado Sábio, alimentando-a com práticas positivas. Isso é feito por meio de exercícios mentais, que você aprender no Programa de Inteligência Positiva.
Muitas vezes, focamos excessivamente em tentar mudar as condições externas que nos impedem de atingir o sucesso, e deixamos de lado o nosso próprio desenvolvimento, que é tão importante quanto. Afinal, quando as condições forem favoráveis, você precisa estar preparado(a) para aproveitá-las, concorda?
Para conhecer o meu Programa de Inteligência Positiva, que pode ser aplicado no formato que mais encaixe com a sua rotina (coaching, palestra, workshop), é só clicar aqui e me mandar uma mensagem!
Conheça também meus outros serviços e invista em seu desenvolvimento profissional.